Blog Esalqueanos

Feliz 13 de Maio (Alma F97)

11/05/2017 - Por fernando de mesquita sampaio
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

5320 views 0 Gostei 0 Não gostei

Dia de libertação dos escravos... e dos bixos.

Uma vez li um artigo em jornal de grande circulação onde um intelectual combatia fervorosamente o trote. Segundo ele, o trote era replicar na universidade a cultura horrorosa do "sabe com quem está falando" da sociedade brasileira.

Mas aí é que está, o ralo esalqueano difere do trote de outras faculdades por aí exatamente por ser o contrário disso.

Não estou falando das brincadeiras violentas em si, algumas evidentemente estúpidas. Mas do sentido que lhe é dado dentro da comunidade esalqueana, coisa que sapos de fora jamais entenderão.

Não é o ato violento em si que justifica o ralo (e excessos jamais serão justificados), mas o laço solidário que cria entre os que atravessam esse rito de passagem.

O ordálio do ralo ao ser compartilhado cria esse sentimento de irmandade que emana das palavras de Henrique V ao discursar aos soldados ingleses às vésperas de Azincourt, "We few, we happy few, we band of brothers; For he to-day that sheds his blood with me. Shall be my brother".

O ralo não é o doutor dizendo "sabe com quem está falando", mas um esalqueano dizendo a outro: "quero que você passe por isso, e seja meu irmão, pois também já estive aí".

O doutor não quer criar vítimas, quer que nas dificuldades o bixo ache em seus colegas força para superá-las.

Aos que não se renderam ao vitimismo dos dias atuais, uma feliz libertação, e bem vindos à irmandade. E inspirando me mais uma vez nos poetas da ilha, estando aqui você jamais estará sozinho. Never walk alone.

Fernando Sampaio (Alma F97), é Engenheiro Agrônomo e Diretor Executivo da Estratégia PCI - Governo do Estado do Mato Grosso, Ex Morador da República Lesma Lerda

 

 

PUBLIQUE NO BLOG!