Sobre a ADEALQ

Um pouco da história e curiosidades da nossa associação

Em reunião realizada no Centro Acadêmico Luiz de Queiroz (CALQ), no dia 5 de dezembro de 1943, foi fundada a Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" a ADEALQ. Nesta reunião, presidida pelo Prof. José de Mello Moraes, foi feita a leitura do anteprojeto do Estatuto, que propunha o seguinte objetivo: "Sociedade destinada a promover a aproximação intelectual entre os ex-alunos da ESALQ e mantê-los em permanente contato com este estabelecimento a fim de que possam, unidos, cooperar pelo seu engrandecimento".

Apesar do espírito empreendedor de seus fundadores, a ADEALQ somente constituiu sua primeira diretoria executiva em 14 de setembro de 1957, tendo como presidente de honra o Prof. Érico da Rocha Nobre, presidente - Prof. Alcides Di Paravicini Torres, Ednir Paes de Barros - vice-presidente, Linneu Corte Brilho - secretário geral, Ermor Zambello - 1º secretário, Wilson Ribas - 2º secretário, Louis Neptune Menard - 1º tesoureiro e Manoel Alid de Oliveira - 2º tesoureiro. Neste mesmo ano a lei estadual nº 3837 instituía a Semana "Luiz de Queiroz", que teve suas atividades regulamentadas em 1976, através do decreto nº 7831, assinado pelo então Governador do Estado Paulo Egydio Martins. Foi a partir de 1976 que as atividades da ADEALQ se intensificaram, tendo neste mesmo ano participado da organização da Semana "Luiz de Queiroz", que comemorou o 75ºAniversário da ESALQ. Dessa data em diante passou a programar, anualmente, as atividades da Semana que culmina com a reunião de confraternização das turmas qüinqüenais dos ex-alunos da Escola.

De 1979 em diante, com o apoio dos diretores da ESALQ e, posteriormente, também dos prefeitos do Campus Luiz de Queiroz, a ADEALQ se reestruturou. Graças à continuidade de trabalho de suas diretorias, foi possível estabelecer física e legalmente a Associação, sendo que as principais realizações foram:

Conheça nossa atual diretoria e conselhos

Com o apoio da Diretoria da ESALQ e Prefeitura do Campus Luiz de Queiroz, a nossa Associação, torna-se hoje uma das poucas associações de ex-alunos que consegue reunir, anualmente, grande parte dos formados nas comemorações de seu quinquênio, tornando-se tão conhecida, que ex-alunos de outras escolas, freqüentemente, nos consultam sobre a organização, estatuto e manutenção.

Por tudo isto esperamos que todo Esalqueano participe da ADEALQ que é também um símbolo de tradição de nossa gloriosa Escola.

Missão

Promover o desenvolvimento e fortalecer as relações dos Esalqueanos, perpetuando a liderança da ESALQ na formação de profissionais de destaque nas suas áreas de atuação.

Visão

Ser uma associação independente, reconhecida pela participação ativa no desenvolvimento dos seus associados e da ESALQ.

Valores

Paixão, Empreendedorismo, Amizade, Excelência, Reconhecimento, Integridade, Respeito, Fraternidade.

Nossos números

9541 Esalqueanos ativos
439 Repúblicas registradas
309 Empresas de esalqueanos
252 Vagas publicadas
250 Publicadores de conteúdo
1562 Artigos publicados

Vídeos Históricos

Imagens históricas



O campus e turmas

Ilustrações das cadeiras

Jornal O Solo 1910

Jornal a Voz da CEA

Manual do Bixo 1977