Blog Esalqueanos

Prepare-se para o pior; o melhor cuida de si mesmo. Provérbio Iídiche. (Guaimbê; F90)

15/11/2020 - Por evaldo kazushi takizawa
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3644 views 2 Gostei 0 Não gostei

A partir do provérbio Iídiche gostaria de relatar um pouco do que o Cerrado Mato-grossense vem vivenciando em várias regiões agrícolas, um período de mais de 120 dias com ausência total de chuvas e com temperaturas superiores a 40ºC durante uma boa parte do nosso inverno. 

 

Nos noticiários as constantes queimadas e fogos florestais foram alvo de muitas críticas negativas, mas no ambiente agrícola os meios de comunicação não deram ênfase ao árduo trabalho dos a agricultores e pecuaristas no combate a esses incêndios que tanto prejudicam a agricultura e as pastagens. 

 

Esses fatos já eram um anúncio da difícil fase que a agricultura estava por atravessar nesta safra e os sinais da natureza não foram bem interpretadas, costumo dizer que nem a corda de viola se atreveu a emergir quando iniciamos a semeadura da soja no "pó". 

 

As últimas safras tivéssemos um período de bonança e nos deixaram vulneráveis aos anos que exigem grande esforço intelectual, todos eram capazes  de produzir 70 sc/ha sem muito esforço. 

 

Nesta safra estamos na metade do mês de novembro e as chuvas não se regularizaram em todo o Mato Grosso, algumas regiões não atingiam 50 mm de chuva acumulado, felizmente nosso estado é grande e muitos agricultores estão preparados para o pior, seguindo o conselho do provérbio Iídiche e isso garantirá uma boa safra de grãos para o Brasil.

Guaimbê - F90E

Evaldo Kazushi Takizawa

Ex morador da República SS Pau Torto

 

PUBLIQUE NO BLOG!