Blog Esalqueanos

Por que não uma equipe Centauro na agricultura?

06/12/2020 - Por evaldo kazushi takizawa
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3324 views 4 Gostei 1 Não gostei

A inteligência artificial e a automação em muitos processos na agricultura está colocando o homem contra a tecnologia como fez Garry Kasparov em seus célebres jogos de Xadrez contra Deep Blue, um computador da IBM. 

 

Depois das frequentes derrotas, Kasparov criou o Xadrez Centauro ou Xadrez Avançado, em que o time formado por um computador e um homem tomavam as decisões em cada movimento das peças do tabuleiro de Xadrez. 

 

Em alusão a figura mitológica Grega onde um animal formado pelo corpo de um cavalo e a cabeça de um homem, o mais famoso deles foi Quíron, grande professor de muitos heróis gregos, uma figura que representa a união do intelecto com o instinto necessário para as decisões mais importantes a serem tomadas a cada instante num jogo de estratégia como o Xadrez e na agricultura. 

 

O confronto contra a inteligência artificial ou exaltá-lo como a solução de todos os problemas não devem ser a decisão final, uma saída como Kasparov fez no Xadrez creio que seja o caminho do uso da tecnologia na agricultura, criando uma equipe Centauro do Agro, mas não se iludam a "cabeça" do Centauro deve ter um cérebro comparável aos grandes enxadristas do mundo, então abrem espaços para os profissionais que sempre estão se preparando para o novo. 

 

PUBLIQUE NO BLOG!