Blog Esalqueanos

Como se beneficiar do pandemônio do clima na agricultura.

01/10/2020 - Por evaldo kazushi takizawa
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3408 views 4 Gostei 0 Não gostei

As vezes a ocorrência do caos ou pandemônio, usei este termo no título em referência ao momento que vivemos, um pouco diferente de "pandemia", mas enfim voltando ao tema, como algo ruim pode nos beneficiar?

Como diz o autor de "Antifrágil", Nassim Nicholas Taleb, "o fracasso de uns para o sucesso de outros", mas na agricultura como beneficar algum produtor rural encarando eventos climáticos como estamos vivenciando neste momento com temperaturas altíssimas e longos períodos sem chuvas?

Essa questão pode ser respondida pelas boas práticas agronômicas, através de procedimentos a algum tempo consagradas com uma estratégia da lavoura alicerçada em multiplos sistemas de produção agrícola, como exemplo, sequeiro, irrigado, com cobertura vegetal, rotação de culturas, sucessão de culturas, cultivo mínimo, plantio direto, adubação orgânica, adubação convencional, etc. Enfim entre um extremo e outro de cada sistema de produção agrícola há inúmeras combinações capazes de minimizar os efeitos danosos de um clima extremo, cabe adequar a melhor combinação para o contexto específico de cada agricultor e as vezes não é tarefa fácil!

Não se deixar levar por propostas mirabolantes com soluções rápidas tomadas por uma multidão e preparar-se lentamente para os eventos aleatórios impostos pelo clima à agricultura, este foi um caminho que sempre levou ao sucesso, manter a sabedoria e a paciência para aguardar o momento certo, podem ser as atitudes para se beneficiar do caos na agricultura.

Os contratempos climáticos explicitam a vulnerabilidade de cada agricultor e nesta hora, quem tem as melhores sementes, as máquinas revisadas adequadamente, os solos corrigidos, os insumos apropriados para cada sistema de cultivo, uma equipe capacitada e treinada e além disso um sistema organizado de gestão de cada um dos processos do agronegócio não precisa temer pelo futuro que vem a frente e esses agricultores sempre foram premiados pelo resultados da colheita.

Guaimbê - F90. Evaldo Kazushi Takizawa, engenheiro agrônomo consultor Ceres Consultoria Agronômica.

PUBLIQUE NO BLOG!