Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista Paulo Koch, engenheiro agrônomo (F-1989)

04/10/2013 - Por raiza tronquin
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3588 views 0 Gostei 0 Não gostei

generico cialis prezzo

cialis generico
Atuação profissional
Formou-se em Engenharia Agronômica na turma de 1989. Posteriormente, em 1995, concluiu seu mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas, na ESALQ. Fez MBA com especialização em Agronegócio, na Fundação Getúlio Vargas e na Ohio University.

Entre 1990 e 1994 trabalhou na Agrofora como pesquisador melhorista de tomate e abóbora. Depois foi para a Sakata Seed Sudamerica, onde atuou como gerente de pesquisa até 2002. Trabalhou na unidade Sakata Seed Corporation, ocupando o cargo de gerente mundial de produto (tomate) até 2006. No mesmo ano entrou como diretor de marketing na Sakata Vegetables Europe.Em 2012 retornou para Sakata Seed Sudamerica, onde permanece até hoje.

A que área se dedica atualmente?
Atualmente trabalho com a área de marketing. Sou responsável pela elaboração, implementação e execução das estratégias de posicionamento e atuação da empresa, objetivando o fortalecimento da marca e sustentabilidade dos negócios do grupo na América do Sul.

Quais os principais desafios desse setor?
O marketing estratégico ainda é pouco praticado em nosso ramo de atuação, pois a maioria das empresas trabalha com um modelo comercial onde misturam-se as ações táticas de curto prazo de vendas com as ações estratégicas de médio e longo prazo, em geral sob a gestão de um mesmo grupo de pessoas. O desafio desta abordagem é que as pressões por resultado em curto prazo acabam prevalecendo e as estratégias são constantemente descumpridas ou alteradas.

Que tipo de profissional esse mercado espera?
Profissionais que tenham, acima de tudo, uma visão holística do segmento e capacidade de gestão e liderança de pessoas baseados em persuasão e influência, posto que trata-se de uma área com atuação matricial na estrutura organizacional e, consequentemente, não atua dentro de uma linha hierárquica convencional. Também espera-se que este profissional saiba alinhar bons conhecimentos técnicos de produto e de mercado com conhecimentos de gestão de negócios.
PUBLIQUE NO BLOG!