Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista André Cariola Amaral, engenheiro agrônomo (F-1995)

11/07/2014 - Por raiza tronquin
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3790 views 0 Gostei 0 Não gostei
Atuação profissional

Formado em Engenharia Agronômica, em 1995, iniciou sua carreira profissional na área de paisagismo, trabalhando na empresa da família. Mais tarde mudou-se para São Paulo, quando foi admitido em uma empresa de prestação de serviços, como responsável pela operação de todo setor de manutenção de áreas verdes da empresa. Neste emprego, liderava cerca de 500 funcionários, além de contratos com grandes empresas como GM, Toyota, Pirelli, Brasken, Bridgestone etc. Há três anos, após quase 15 anos trabalhando com gramados, assumiu o cargo de gerente de operações daWorld Sports Gramados Esportivos.  

Conte um pouco sobre sua rotina de trabalho na World Sports

Sou responsável pelos campos que a empresa constrói ou mantém, além de serviços esporádicos que prestamos para agremiações esportivas e clubes de todo o Brasil.  Nos campos que construímos, a minha responsabilidade inicia no plantio da grama até a entrega do campo pronto para o cliente.  Durante o período que compreende o plantio e a entrega, chamado grow-in, damos orientação quanto ao manejo de adubação; controle de pragas e doenças; além de serviços de rotina como cortes, pintura e manejo da irrigação.  

Nos campos em que somos contratados para fazer a manutenção, sou responsável por toda a operação, incluindo programação de adubação, controle de pragas e doenças, rotinas de corte e preparação de campo para jogo e treino. Entre nossos principais campos, podemos destacar: Arena Natal, Arena Corinthians, Arena Cuiabá, Arena Grêmio, Beira Rio, Allianz Park (Palmeiras), Pacaembu, Vila Belmiro, Centro de Treinamento Rei Pelé (Santos), Centro de Treinamento Meninos da Vila (Santos), entre outros.

Quais os principais desafios desse setor?

Por se tratar de um ramo ainda pequeno em nosso país, nossos principais desafios são incentivar a pesquisa acadêmica em gramados esportivos no Brasil; a falta de produtos específicos para o nosso mercado (adubos foliares, fungicidas e inseticidas); e também convencer os clubes sobre a importância de um trabalho sério na manutenção dos seus gramados. Hoje, nos baseamos em pesquisas realizadas principalmente nos Estados Unidos, que muitas vezes tem produtos que não dispomos no Brasil.  Com uma pesquisa voltada especificamente para nossa realidade, teremos condição de dar um salto técnico muito grande. A burocracia para registro de produtos agrícolas, no Brasil, impede que empresas já estabelecidas no mercado se interessem em registrar produtos para um mercado ainda pequeno.

Alguns clubes ainda não perceberam a importância da manutenção correta dos seus gramados e muitas vezes economizam dinheiro, deixando o campo em condições precárias. Essa precariedade pode causar lesões nos jogadores afastando-os dos campos por meses e o custo desse jogador parado, muitas vezes, cobre o custo anual da manutenção de um gramado esportivo.

Que tipo de profissional esse mercado espera?

Este mercado procura profissionais com base sólida em nutrição mineral, controle de pragas e doenças, além de experiência com manejo de gramados esportivos. Hoje, ainda é um mercado com escassez de profissionais experientes.
PUBLIQUE NO BLOG!