Blog Esalqueanos

A parceria Esalq, Cena, USP e Piracicaba em destaque internacional (Vavá; F66)

01/11/2021 - Por evaristo marzabal neves
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3651 views 12 Gostei 8 Não gostei

Estatísticas recentes de renomadas instituições nacionais e internacionais de avaliação acadêmica científica colocam a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e o Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) em posição de destaque em pesquisa e ensino. Por sua vez, Piracicaba se destaca, já que qualquer consulta internacional sobre a localização geográfica deste Campus identifica nosso município.

Vamos aos fatos. A edição 2021 do World Reputation Ranking, elaborado pela consultoria britânica Time High Education (THE), divulgada em 27/10, registra que a Universidade de São Paulo (USP) ocupa posição entre 81-90 e que pelo terceiro ano consecutivo se mantém como a única universidade brasileira a figurar entre as 100 instituições com melhor reputação acadêmica do mundo.  A pesquisa foi realizada junto a 10.963 acadêmicos de 128 países, abrangendo todas as áreas de conhecimento. Por sua vez, a classificação das instituições tem como principal critério a excelência na pesquisa e no ensino.

Outra avaliação de renome é a da Best Global Universities 2022, divulgada em 26/10 pela editora norte-americana US News, em que a USP foi avaliada como a melhor universidade da América Latina, situando-se na 135ª posição entre as 500 melhores universidades do mundo. A avaliação considerou cerca de 1.750 instituições de mais de 90 países e apoiou-se principalmente em "pesquisa personalizada e baseada em citações, que permite realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo inteiro".

Além do ranking geral, a US News divulgou também a classificação por área de conhecimento. A USP obteve classificação em 38 das 45 áreas de conhecimento e ficou entre as 100 melhores em 21 delas, sendo que a melhor posição (10º lugar) se deve principalmente à pesquisa e ensino em nosso Campus, área de Ciências Agrícolas. Ainda que com menor participação, em função de serem áreas pesquisadas e estudadas em inúmeras outras unidades da USP, destacaram-se: Botânica e Veterinária (16º), Ciência e Tecnologia dos Alimentos (17º), Microbiologia (18º), Biotecnologia e Microbiologia Aplicada (36º), Matemática (39º), Meio Ambiente e Ecologia (43º), Biologia e Bioquímica (63º), Biologia Molecular e Genética (75º) e Física (90º).

Outra avaliação digna de registro foi a do Guia da Faculdade 2021, divulgada em 24/10, promovida pelo jornal O Estado de São Paulo em parceria com a Quero Educação, uma das principais startups da área educacional do país, que utiliza a metodologia conhecida como "avaliação por pares" para analisar a qualidade dos cursos superiores em todo o Brasil. A USP foi a instituição brasileira de ensino superior com mais cursos cinco estrelas (excelente), tendo 101 de seus 149 cursos avaliados com conceito excelente e 42 considerados ótimos (quatro estrelas). Dos mais de 16 mil cursos de instituições públicas e privadas avaliados, apenas 581 obtiveram cinco estrelas. Dentre estes, 101 cursos são da USP (17,4%), o que é bastante significativo.

A Esalq teve os sete cursos de graduação (Administração, Ciências Biológicas, Ciência dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental) com o conceito cinco estrelas (excelente) representando quase 7% de todos os cursos da USP avaliados com cinco estrelas (101).

Este é um momento eufórico em nosso Campus. Porém, de um professor que completa 50 anos de vínculo docente com a Esalq, vai um alerta: Agora é hora de "não deixar a peteca cair" com o "cria fama, deita na cama". Deixo uma recomendação e motivação que sempre usei com meus orientados, estagiários e bolsistas: "O pior inimigo do bom é o ótimo". Então, vamos atrás do ótimo. Alcançado este, aprenda que "o pior inimigo do ótimo é a excelência". Então, vamos perseguir a excelência. Alcançada esta não significa que chegamos à perfeição. Então, não parar é o lema. Continuar evoluindo em educação, ciência, tecnologia, desenvolvimento e inovação é preciso. E, desta forma, estaremos "cumprindo missão vitoriosa" e disseminando ao mundo sua localização: Piracicaba.

----------------------------------

Obs. Publicado na Gazeta de Piracicaba, Ano XIX, Edição n.4.673, 02/11/2021, p.2.

Chamada Geral: Para continuidade deste excelente desempenho da pesquisa e educação no Campus Luiz de Queiroz é necessário contar com a indispensável companhia dos Parceiros da Esalq, cujo programa tem a participação da Adealq. Portanto, quanto maior o envolvimento e aumento do número de sócios mantenedores da Adealq, tanto melhor o desempenho da pesquisa e educação no Campus. Mãos a obra. Nós, sócios mantenedores, desde já, vamos nos mobilizar, motivar e captar mais sócios, fortalecendo nossos sentimentos de pertencimento e de gratidão. Sejamos Filhos DE Luiz de Queiroz e DE Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, durante todo o tempo. "Vamo que vamo" pois "Não há quem possa com a turma nossa", cumprindo "Missão vitoriosa"