Blog Esalqueanos

A lacuna translacional na agricultura (Guaimbê; F90)

07/01/2021 - Por evaldo kazushi takizawa
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3272 views 11 Gostei 6 Não gostei

Apropriando-se de um termo utilizado na medicina, a lacuna translacional é o intervalo de tempo entre a descoberta e o uso maciço deste conhecimento, essa lacuna pode ser transferido para o nosso ambiente agrícola, uma vez que a agricultura tenha sido um marco na história da evolução humana e tenha dado ao homem mais tempo para sapiência ao invés de percorrer as florestas em busca de alimentos.

Há muita descoberta na agricultura desde que deixamos de ser caçadores e coletores que trouxe conhecimento ao ser humano para garantir sustentabilidade ao sistema produtivo agrícola e ainda são válidas até os tempos atuais, no entanto, mesmo consagrado o uso não é consistente.

Na agricultura podemos afirmar que mesmo com a descoberta de muitas técnicas para ampliar a produtividade, como exemplo, podemos citar o caso da rotação de culturas ou "descanso do solo", manejo descrito desde os períodos bíblicos (Êxodo 23, 10-11 e Levítico 25, 1-7), estas estratégias não são empregadas intensamente por todos os agricultores.

Surge a dúvida do que leva a resistência a adoção de um procedimento essencial para sustentabilidade da agricultura, mesmo que os resultados sejam consagrados a milênios, até quando essa lacuna translacional na agricultura se manterá?

Somos um importante elo como parte da natureza e com a responsabilidade de utilizarmos a agricultura como fonte de nossa subsistência,  como elemento da natureza no ecossistema provocamos as alterações em outros sistemas como as matas, rios e outros seres vivos, embora seja impossível evitar essas perturbações, podemos optar por meios menos prejudiciais e com melhor sintonia aos demais componentes do ecossistema.


Cabe a nós envolvidos na agricultura sermos responsáveis para colocar as vantagens e sobretudo os desafios da implementação de um sistema de produção agrícola amparado em rotação de culturas visando manter o solo produtivo e fértil pelo mesmo tempo em que o homem dominou a técnica da agricultura.
 

 

Evaldo Kazushi Takizawa - Guaimbê - F90. Engenheiro Agrônomo Ceres Consultoria Agronômica.

PUBLIQUE NO BLOG!