Blog Esalqueanos

4 comportamentos que você precisa eliminar para ter uma vida mais leve (Iskrépi; F11)

01/03/2023 - Por luciana okazaki
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

1886 views 5 Gostei 11 Não gostei

Algumas pessoas vivem com a sensação de que estão presas ou amarradas. É como se carregassem um peso invisível em suas costas e dessa forma fica difícil sentir-se leve.

 

Na maior parte das situações, a nossa sensação de falta de liberdade é oriunda de prisões mentais e emocionais em que vivemos. Raramente é algo externo que nos coloca nesta posição

 

Eis abaixo alguns comportamentos que te aprisionam e deixam sua vida mais pesada:

 

1)      Você faz coisas pelas pessoas e espera algo em troca

 

Pode ser que você faça as coisas pelas outras pessoas e inconscientemente espera algo em troca, mesmo que diga o contrário. As vezes nem é uma ação na mesma moeda, mas apenas RECONHECIMENTO.

 

Vejo muitas mulheres carregando pesos imensos em suas costas porque tem essa necessidade de serem aprovadas e reconhecidas. Páre com isso e veja o quanto a sua vida fica mais leve quando você não sente esta falta, esta escassez de mérito.

 

2)      Você leva as coisas para o lado pessoal

 

Tendemos a achar que há algo relacionado a nós quando uma coisa não dá certo ou quando recebemos a negativa de alguém. Um exemplo clássico é o da mensagem não respondida. Imagine que você envia um whatsapp para uma amiga, ela visualiza e não responde. A reação instintiva é pensar que ela não quis te responder pela razão imaginária de que ela não gostou de algo que você disse ou está com a pá virada em relação a você.

 

Note que eu escrevi "razão imaginária", pois é isso que acontece. Imaginamos cenários onde estamos envolvidos na não-resposta. E a razão pode simplesmente ter sido ´responder depois com calma e atenção´ ou ´estava no trânsito, visualizei rapidamente, mas não consegui responder´.

 

Lembre-se nem tudo é em relação a você.

 

3)      Você segue o que os outros ditam a você

 

Pode ser que em algum momento você perceba o quanto foi seguindo um script pré concebido de como sua vida deveria ser: estudar, arranjar um empreso, casar e ter filhos. Cavando mais fundo vai perceber que as decisões que tomou ao longo da vida foram na verdade opiniões ou ordens indiretas de pessoas do seu convívio, principalmente os seus pais. Talvez você tenha medo das consequências das suas escolhas. Talvez você tenha medo de mudar agora por achar que seja tarde demais.

 

Siga sempre a SUA verdade, aquilo que deixa seu coração tranquilo e condizente com a sua essência e seus valores. Se você não fizer isso, a vida realmente fica pesada e difícil.

 

4)      Você vive uma sensação de falsa felicidade

 

Eu não conheço uma única pessoa que nunca tenha passado por isso. Talvez você tenha tudo o que deseja, o emprego dos sonhos, dinheiro, um relacionamento ideal, mas no fundo no fundo, sente que há um vazio dentro de você, uma infelicidade. É como se você ficasse feliz temporariamente com sua vida, mas logo depois é consumida pelo vazio existencial.

 

Esse sentimento é valido. Ele é real. Mas ele pode ser reversível! Enquanto você não entender o que te preenche, nunca sentirá felicidade verdadeira.

 

Dentre esses quatro comportamentos, eu já vivenciei todos. Eu carregava todos eles dentro de mim, como bichinhos de estimação. O resultado? Era uma vida extremamente sufocante a ponto de eu chegar a ter crises de pânico.

 

Portanto, minha recomendação com terapeuta é trabalhar estes pontos para que você tenha a sensação de liberdade com a qual você tanto sonha. É possível, é realizável e você precisa de ajuda nesse processo.

 

Viver com a sensação de liberdade, de que nada te aprisiona é uma das melhores sensações que existem. Te garanto ??

 

Luciana Okazaki (Iskrépi; F11) ex-moradora da República Cupido, é engenheira agrônoma vivendo seu propósito como Terapeuta Integrativa

 

Quer explorar seu mundo interno e ter uma vida com mais saúde mental e bem-estar? Veja outros insights sobre o caminho do autoconhecimento no meu Instagram @luciana.okazaki

PUBLIQUE NO BLOG!