Acontece ADEALQ

Projeto Água & ESALQ unirá ciência e cidadania

23/03/2015 - Por acom - esalq
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3510 views 0 Gostei 0 Não gostei

Projeto Água & ESALQ unirá ciência e cidadania

Em virtude da crise hídrica, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) lançou, durante a Semana de Recepção aos Ingressantes de 2015, o projeto “Água & ESALQ: Racionalizar ou Racionar”. “A ESALQ explorará, a partir desse ano, temas de interesse social, que envolvam a comunidade do Campus Luiz de Queiroz e piracicabana, estimulando reflexões e iniciativas já existentes nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão”, explica o diretor da Escola, Luiz Gustavo Nussio.

A proposta da iniciativa é destacar princípios de ciência e cidadania, dando visibilidade às ações que ocorrem tanto na ESALQ, quanto na Prefeitura do Campus e no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), outras unidades da USP em Piracicaba. “Essa iniciativa é muito oportuna porque essa discussão que ocorre no mundo inteiro passa por fases muito semelhantes as quais estamos passando aqui e, em momentos de escassez, o homem precisa se organizar”, avalia Marcos Vinicius Folegatti, professor do Departamento de Engenharia de Biossistemas e membro da Comissão Organizadora do Projeto Água & ESALQ. De acordo com o professor Folegatti, o projeto é um chamado importante aos alunos da instituição, que serão profissionais com ligação estreita à temática da água. “A ESALQ tem sete cursos de graduação e a todos eles cabe a discussão sobre o tema da água - daí a provocação de fazer com que os alunos entendam esse conceito da bacia hidrográfica, de quanto ela tem disponível, de qual a população que ali vive, quais são as atividades industriais que ali estão inseridas, quais são as atividades agrícolas e como fazer com que essa água atinja a todos esses multiusos de uma maneira justa, que só pode ocorrer se houver uma grande discussão de como colocar a quantia certa para cada atividade”.

Para dar prosseguimento às atividades previstas pelo projeto, na próxima segunda-feira, 23/03, às 14h30, será lançado um site com o objetivo de unir as informações sobre o tema, oferecendo à comunidade a oportunidade de conhecer e participar de ações de adequação ambiental, eventos técnico científicos e ter conhecimento de pesquisas, dissertações e teses desenvolvidas no Campus que tenham a água como objeto de estudo. O conteúdo do site também apresentará outras novidades, entre elas entrevistas com pesquisadores do campus que trabalham com o tema; divulgação de eventos nacionais e internacionais do assunto Água; registro dos artigos científicos e técnicos já existentes no Campus para que os interessados possam se aprofundar na temática; canal de comunicação com a comunidade para que enviem sugestões/críticas e ideais para incrementar o site e participação nas ações.

Agua.jpg

Projeto envolve ações desenvolvidas nas unidades do Campus Luiz de Queiroz 

“Desafio Água” - Uma das principais metas do projeto “Água&ESALQ” é interagir especialmente com os alunos de graduação, em uma modalidade de desafio que destacará iniciativas em inovação, empreendedorismo e cidadania dentro do tema. O “Desafio Água” avaliará ideias e estratégias para o enfrentamento da crise hídrica. Assim, será lançado, até a primeira quinzena de abril, o regulamento para cada uma das categorias: Frases; Fotos; Vídeos; Projetos a serem implementados, sendo que a categoria Frases também será estendida a toda a comunidade piracicabana.

Outra atividade que foi incorporada ao projeto “Água&ESALQ” ocorre a partir de um convênio acadêmico internacional com a Tokyo University of Agriculture (TUA). Segundo o professor Celso Omoto, que coordena o convênio na ESALQ, a instituição japonesa convidou a Escola a indicar um aluno graduação para participar do evento “15th International Students Summit” (ISS), a ser realizado nos dias 01 e 02 de outubro de 2015, em Tóquio, no Japão. “Trata-se de um evento para discussão de temas ligados a alimento, agricultura e ambiente e como a Diretoria da ESALQ está promovendo ações sobre o tema “Água: Racionalizar ou Racionar”, o trabalho a ser apresentado no evento deverá estar ligado a esse tema específico”, comenta Omoto.

Na Prefeitura do Campus (PUSP-LQ), por exemplo, já existe uma Comissão de Recursos Hídricos composta por professores, alunos e funcionários. Nos últimos dias 17 e 18 de março, a Comissão de Recursos Hídricos realizou um workshop sobre o uso da água, reunindo a comunidade interna para acompanhar apresentações e palestras sobre a captação, tratamento e distribuição de água no campus, além de uma oficina sobre captação de água da chuva. 

Texto: Caio Albuquerque, com colaboração de Alessandra Postali, Alicia Nascimento Aguiar, Ana Carolina Brunelli e Livia Maria da Silva (19/03/2015)